Entrega de diplomas 2022

Caros alunos, professores, pais, família…

Sejam bem-vindos!

De regresso à escola, para um momento – desta feita, presencial – de celebração e partilha…
Convivemos, desde março de 2020, com uma pandemia – Covid-19 – que alterou a nossa realidade, tal como a conhecíamos e a entendíamos, trazendo incerteza às nossas vidas. Paralelamente, a limitação na nossa mobilidade para conter a pandemia trouxe algumas mudanças um pouco por todo o mundo, e particularmente nas grandes cidades, começou-se a observar uma transformação no meio ambiente e nas dinâmicas do nosso dia-a-dia. Estas mudanças levaram-nos a refletir sobre o futuro: como o preparar, como o construir… mais saudável e sustentável. (…)

(…) O regresso à escola, para alguns de vós, intermitente, foi acompanhado por sentimentos de entusiasmo, mas simultaneamente de algum alívio, embora predominando ainda os sentimentos de incerteza, o que perpassou quer pelas crianças e jovens, quer pelos pais/cuidadores e educadores/professores. Todos ficaram expostos a experienciar uma variedade de sentimentos (às vezes aparentemente opostos, tais como alívio e preocupação, culpa e confiança); expostos também às alterações nos hábitos sociais e nas emoções. Foi a todos exigido que fossemos pacientes e resilientes, capazes de nos adaptarmos constantemente.
Neste percurso – cheio de aprendizagens e desafios – fizemos muitas coisas, umas expetáveis e outras nem tanto.
Uma das coisas que fizemos já muito no fim e até já com todos os alunos aprovados foram as Provas Finais do 9º ano.

Desde já, felicito-vos pelos resultados nas Provas Finais externas do 9º ano…
(Que se tornaram em Provas de Aferição para os alunos aprovados, que é o vosso caso)

Português: média de 77,81% (nacional 55%)
Matemática: média de 85,29% (nacional 45%)

… estas Provas fizeram parte de um caminho que se pontuou – entre muitas coisas – pelo vosso trabalho e empenho, principalmente quando elas se aproximavam; mas também pelo nosso, nas várias áreas disciplinares, da responsabilidade de atuais e antigos professores, de todos os nossos colaboradores (nas mais diferentes funções), mas também devido à colaboração das famílias. Se pensarmos só na Prova, ela tem 90 minutos, mas o trabalho é o de todos os dias e o resultado não é só o número expresso numa classificação, mas sim aquilo que trará para o futuro: o conhecimento, as competências, a preparação, a estratégia, o método, a valorização do seu próprio trabalho e do trabalho dos outros que estiveram sempre a apoiar (quer professores, quer colegas). Portanto, todo o trabalho para estas Provas – apesar de não terem efeitos na progressão dos alunos aprovados – mantiveram o seu propósito que será, sabemos, mais de médio e longo prazo.

Também quero aqui reforçar a importância do acrescido envolvimento da Ângela e da Carolina, a quem quero deixar aqui uma felicitação muito especial, pois ensinar de forma tão organizada e dinâmica é sempre um grande desafio, mas o desafio aumentou exponencialmente com este grupo… sempre muito vivo… e preocupado em tratar de todos os seus assuntos, em qualquer momento, quer estivessem na aula, quer estivessem no espaço de recreio.
A todos, o nosso grande bem-haja!

Agora umas palavras para o futuro, com as referências do passado e do presente. Afinal, teremos de nos orientar pelas referências das nossas vivências/aprendizagens – cada vez mais diversificadas e rápidas (mesmo, efémeras) – para depois surgir a criação, a construção… a liberdade de escolher…(…)

(…) Fazendo referência a uma figura e a um feito que se destacaram na história do mundo na 2ª metade do século XX e que, apesar dos 60 anos de distância, vos é familiar. Lembram-se do filme, Elementos Secretos?
Estou a falar do voo orbital do astronauta John Glenn, realizado em 20/02/1962. Um ano mais tarde, numa sessão no Congresso norte-americano, em sua homenagem, fez um pequeno discurso, de onde retirei algumas palavras que quero partilhar convosco, ou melhor, com todos os presentes nesta sala.

Segundo o Coronel Glenn:
“Os nossos esforços, hoje e tudo quando temos feito, nada mais são do que pequenos blocos duma futura grande pirâmide.”
Continuou…, “às vezes, levantam-se interrogações a propósito dos benefícios imediatos do nosso trabalho. Os benefícios imediatos, talvez não possamos detalhá-los, talvez não sejam, mesmo jamais, conhecidos do homem de hoje. Mas a exploração e a busca do conhecimento sempre pagaram dividendos a longo prazo – geralmente muito maiores do que se esperava.

Disse ainda, numa referência a Alexander Fleming e à descoberta da penicilina, umas décadas antes: “Os investigadores do bolor mal sonhavam com os efeitos que teria a sua descoberta: a penicilina.”

“Qualquer esforço como este – o tal voo orbital – resulta da pesquisa realizada por várias especialidades e que é difícil prever os resultados dos benefícios em muitas áreas.”
“O conhecimento gera conhecimento. Quanto mais vemos mais impressionados ficamos – não com o que sabemos – mas com as enormes áreas que ainda se encontram inexploradas.”
“A pesquisa, o conhecimento e a realização só são úteis na medida que os aplicamos nas nossas ações futuras.

Permitam-me que termine com estas palavras que já se tornaram habituais neste evento:

Nós acreditámos e acreditamos em vocês e… vocês acreditaram e confiaram em nós (talvez, por vezes, até com alguma desconfiança – própria dos adolescentes em relação aos adultos).
Nunca desistimos! É assim na vida… é assim no nosso entendimento… é assim na nossa ação…
Portanto, façam as vossas escolhas, realizem coisas e divirtam-se…

Disse!