Pré-escolar
Num ambiente de afeto, de limites securizantes, de aceitação e valorização individual, de rotinas, de aprendizagens diferenciadas e vivências estimulantes a todos os níveis (motor, social, emocional, cognitivo e linguístico) tem a educação pré-escolar no nosso externato como objetivo primordial o desenvolvimento global da criança e o seu crescimento harmonioso e feliz numa interação muito próxima com a família numa base de respeito, confiança e ajuda.
Tendo como premissa de base que é através do brincar que o processo desenvolvimento/ aprendizagem avança e que cada criança é um ser individual, com os seus ritmos, interesses, realidades e capacidades próprias organizamos os nossos objetivos, partindo sempre das suas experiências, dando igual importância a todas as áreas.
Os grupos do pré-escolar funcionam com duas educadoras, o que permite uma atenção e um trabalho individualizado, tal como o grupo do 1º ano que é acompanhado por dois professores.
1º Ciclo
Apesar da Pré-Primária pertencer ao Pré-Escolar e o 1.º ano pertencer ao 1.ºCiclo, para nós, os programas e métodos de trabalho formam um todo contínuo, muito particularmente em Língua Materna/Língua Portuguesa e em Matemática. Assim, pelas características destas faixas etárias, o 1.º ano localiza-se no r/c como a pré primária, e a sala tem uma disposição semelhante a essas salas.
No 1º e 2º anos, os alunos organizam os seus trabalhos, a partir dos objetivos diários ou semanais, e numa sala, em simultâneo, um grupo pode estar a trabalhar o Português, outro a Matemática, outro a fazer barro ou pintura.
A partir do 3º ano de escolaridade e até ao fim do 4º ano, os grupos têm momentos de open-classroom e momentos de trabalho em subgrupo ou individual por área disciplinar, sendo cada um destes grupos orientado por dois professores: um mais vocacionado para Português e História e outro para Matemática, Ciências e Geografia.
No Pré-Escolar e no 1º Ciclo existem predominantemente livros elaborados, revistos e atualizados continuamente pelos próprios professores, complementados, pontualmente, com manuais escolares adquiridos no mercado.
2º e 3º Ciclos
Do 5º ao 9º ano de escolaridade, utiliza-se o método de trabalho em subgrupo, com momentos de trabalho individual em função da distribuição da situação conceptual ou do conhecimento convencional no grupo.