O Externato

O externato “As Descobertas” foi criado em 1973 para dar resposta a crianças que, bem dotadas, tinham insucesso escolar.

Foi, e é a tentativa de resposta a este problema o motor de toda a dinâmica da escola.

Para nós a aprendizagem é um fenómeno social, isto é, só se aprende sozinho pela interação com o outro. Uma criança aprende interagindo com exterior e, nesse exterior, estão, primordialmente, os outros: adultos e crianças.

Não basta o exterior-natureza. Os seres humanos mediatizam a interação e produzem cultura: linguagem, símbolos, valores, rituais e regras.

Nas nossas salas de aula a disposição das mesas põe os alunos face a face e Alunos em aulao material, abundante, convida à descoberta, à interação. Os alunos utilizam o material comunicando uns com os outros. Os alunos cooperam, não competem, e o que aprendem é recompensa suficiente.

O professor dinamiza, dialoga, “provoca” e coordena. A nossa escola não é um somatório de salas de aula, é uma comunidade. Nela são fundamentais os rituais, as actividades interturmas, as festas.

Metodologia

Se entrar numa sala de Infantil ou de Primária, verá alunos trabalhando simultaneamente em áreas diferentes: um pequeno grupo trabalha em Matemática, outro em Atividades Plásticas, outro constrói “Legos” e outro ainda trabalha em Português. Verá ainda o professor circulando e apoiando estes vários grupos. A este método, de origem anglo-saxónica, chama-se Open Classroom.

Fácil é de ver, que com este método, é o aluno que faz o seu próprio horário e que os alunos aprendem a dosear ao longo do dia os seus tempos e trabalhos. Também assim o professor pode dar respostas individualizadas, ou seja, dar a cada aluno o que ele necessita. Esta é, quanto a nós, a verdadeira igualdade.

No 2º e 3º ciclo de escolaridade a flexibilidade do método que acabamos de referir é conseguida dentro de cada área. Numa aula de Português, por exemplo, verá que, após um período de discussão, dos vários subgrupos, de um texto de Gil Vicente e essa discussão ser alargada a todo o grupo, os alunos executarão uma ficha individual de trabalho e que o professor, circulando, dará o apoio necessário a cada um.
Verá depois os alunos serem desafiados a fazer um texto dramático ou um trabalho de pesquisa sobre o autor.

Personalidade Jurídica

A instituição proprietária do Externato denomina-se “Associação Pedagógica As Descobertas”.

É uma instituição sem fins lucrativos e tem como sócios:

Professores, outros trabalhadores e pais de antigos alunos.

São diretores da Associação:

  • António Camisola Bonito
  • Leonor Dourado Varandas Martins
  • Maria Aurora Assis Camilo Lopes Pereira

Direção

A Direção pedagógica é exercida por:

  • António Camisola Bonito
  • Leonor Dourado Varandas Martins
  • Maria Aurora Assis Camilo Lopes Pereira

Estrutura Docente

Cada grupo tem um professor responsável – professor de base – que coordena todas as atividades do grupo e contacta com os pais.

Nos períodos de intervalo de almoço, existem dois professores – professores de dia – que são responsáveis pelos recreios.

© 2019 Externato As Descobertas | Todos os direitos reservados